terça-feira, 17 de abril de 2007

INFO Online: Silverlight vem para brigar com Flash

A plataforma Silverlight vem para concorrer com o Flash na área de RIAs (Rich Internet Applications).

A tecnologia foi demonstrada pela Microsoft na NAB 2007, evento de telecomunicações organizado pela NAB (National Association of Broadcasters), entidade que representa os grandes conglomerados de mídia dos Estados Unidos.

A Silverlight é o novo nome do WPF/E (Windows Presentation Foundation Everywhere), plataforma da Microsoft para criação de aplicativos multimídia para internet. Espera-se que a Silverlight seja um concorrente direto do Flash, da Adobe, atualmente a alternativa mais popular para a construção de aplicativos multimídia para a web.

Do lado do usuário, a plataforma Silverlight consiste basicamente de um plug-in para navegadores. Ele está disponível atualmente para Windows e Macintosh e é necessário para que se tenha acesso a conteúdos produzidos para Silverlight. Por enquanto, não há versão para Linux.

Do lado do desenvolvedor, a Silverlight é um SDK (Software Development Kit) com bibliotecas, documentação, exemplos de código e ferramentas para montagem de aplicações que combinem gráficos vetoriais, animação, vídeo e áudio, entre outros elementos. Para manipular esses componentes, pode-se usar Ajax e XAML (linguagem baseada em XML adotada pela Microsoft). Os componentes de desenvolvimento estão disponíveis apenas para a plataforma Windows.

Tanto o plug-in quanto o SDK ainda estão em fase CTE (Community Technology Preview), um estágio inicial de desenvolvimento. Mas usuários mais curiosos já podem fazer o download (plug-in e SDK).

Saiba mais (info.abril.com.br)

Nenhum comentário:

Neobux