Conhecendo C#
C# (pronunciada “C Sharp”), é uma nova linguagem de programação, da Plataforma .NET, derivada de C/C++, simples, moderna, orientada à objetos e fortemente tipada(type-safe). C# possui o poder do C/C++ aliado a alta produtividade do Visual Basic.
C# será distribuido juntamente com Microsoft Visual Studio 7.0(Visual Studio.NET), e providenciará acesso a toda a plataforma do Next Generation Windows Services(NGWS), que incluem uma poderosa biblioteca de classes e um mecanismo de execução comum.
C# é a linguagem nativa para .NET Common Language Runtime(CLR), mecanismo de execução da plataforma .NET. Isso possibilita a convivência com várias outras linguagens especifícadas pela Common Language Subset(CLS). Por exemplo, uma classe base pode ser escrita em C#, derivada em Visual Basic e novamente derivada em C#.
Objetivos da linguagem
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Primeira linguagem “orientada à componentes” da família C/C++:
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.NET Common Language Runtime é um ambiente baseado em componentes, e C# é desenhado para facilitar a criação de componentes. Os conceitos de componentes, como propriedades, métodos, eventos e atributos, são fortemente aplicados. Documentação pode ser escrita dentro dos componentes e exportadas para XML.
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C# não requer a bibliotecas de tipo(type libraries), arquivos de cabeçalho(header files), arquivos IDL(IDL files). Os componentes criados em C#, são auto-descritivos e não necessitam de processo de registro.
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Tudo é objeto
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Em C#, ao contrário de linguagens como Java ou C++, tipos de dados e objetos interagem. C# fornece um “sistema unificado de tipos”, onde todos os tipos são tratados como objetos, sem perda de performance, ao contrário de linguagens como Lisp ou Smalltalk.
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Próxima geração de softwares robustos e duráveis
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Software robusto e durável é uma necessidade básica. Muitas aplicações são dificeis de depurar e algumas vezes trazem resultados inesperados em tempo de execução.
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Coletor de Lixo(Garbage Collection) que fornece gerenciamento automatico de memória, Excessões(Exceptions) que dispara erros que podem ser tratados, Segurança no tipo de dados (Type-safety) que assegura a manipulação de variáveis e casts e Versão(Versioning), são a recursos encontrados na linguagem para construção dessa categoria de software.
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Preservar seu investimento
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C# é montado sobre a “herança” do C++, isso torna confortável a adaptação do programador C++. C# possibilita utilização de ponteiros, na execução de código não gerenciado.
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C# permite interoperabilidade com XML, SOAP, componentes COM, DLL e qualquer outra linguagem da Plataforma .NET, matendo integração total com projetos existentes.
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Milhões de linhas de código, em C#, são encontradas no .NET, isso permite uma rápida curva de aprendizado e aumento de produtividade.
Next Generation Windows Services(NGWS) SDK
Para utilizar as classes base da plataforma .NET, o ambiente de execução, documentação e o compilador de C#, é necessário instalar o NGWS SDK que pode ser encontrado em http://msdn.microsoft.com/code/sample.asp?url=/msdn-files/027/000/976/msdncompositedoc.xml.
Windows 2000 (incluindo IIS) e Internet Explorer 5.5 são requiridos nesta instalação.
Primeiro programa
Escrevendo o tradicional programa Hello World, em C#:
using System;
class Hello{ public static void Main(){ Console.WriteLine("Hello World!!!"); } } |
Digite o código acima no seu editor de texto favorito e grave-o com o nome de Hello.cs. Para compilar o exemplo acima, no prompt, digite csc Hello.cs. Execute o programa digitando Hello. Figura 1, mostra compilação e execução da aplicação em C#:
Figura 1: Compilação e Execução do programa em C#
Algumas considerações sobre o código do programa. A claúsula using referencia a as classes a serem utilizadas, System atua como namespace das classes. O namespace System contém muitas classes, uma delas é a Console. O método WriteLine, simplesmente emite a string no console.
Main
O método Main é o ponto de entrada de execução seu programa. No C# não existem funções globais, a classe que será executada inicialmente possui embutida a função estática Main. Uma ou mais classe pode conter a função Main, portanto apenas uma será o ponto de entrada, indicada na compilação pelo parametro /main:<tipo>, ou simplificando /m:<tipo>.
O método Main, pode ser declarado de 4 formas:
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Retornando um vazio(void):
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public static void Main()
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Retornando um inteiro(int):
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public static int Main()
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Recebendo argumentos, através de um array de string e retornando um vazio:
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public static void Main(string[] args)
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Recebendo argumentos, através de um array de string e retornando um inteiro:
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public static int Main(string[] args)
Estrutura de um programa
O esqueleto de um programa em C#, apresentando alguns dos seus elementos mais comuns, segue abaixo:
//Estrutura do programa em C# using System; |
A estrutura de um programa em C#, pode ser dividida em um ou mais arquivos, e conter:
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Namespaces;
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Tipos - classes, estruturas, interfaces, delegações, enums;
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Membros – constantes, campos, métodos, propriedades, indexadores, eventos, operadores, construtores;
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Outros - coméntarios, instruções.
Conclusão
Neste artigo, conhecemos qual as caracteristicas da linguagem C# e sua estrutura. Também foi destacado a necessidade do NGWS SDK, que contém o .NET Framework e seus compiladores. Um programa tradicional foi montado, compilado e executado.
Para saber mais. Links:
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